Backup dos dados

Quem já usou computador antes sabe como é frustante perder o trabalho feito. Existem várias situações que podem levar a erros e perda de dados, como falta de energia elétrica, disquetes ou discos rígidos defeituosos, instalação ou desinstalação incorreta e até uso inadequado ou malicioso do programa. Na verdade não existe método 100% seguro de proteção dos dados apenas métodos mais ou menos seguros e mais ou menos trabalhosos.
Este programa usa dois tipos de arquivos de dados diferentes, um banco de dados compatível com o Microsoft Access onde ficam a maioria dos dados e outros dados no formato texto. Os dados das prescrições, evoluções e resultados de exames estão no banco de dados. Os dados dos  medicamentos (bulário) e os resumos dos pacientes estão em formato texto. A razão para esses dados não fazerem parte do banco de dados é que não possuem um tamanho (bytes) fixo, ora estão maiores ora menores e sua inclusão no banco de dados embora possível, iria aumentar o tamanho do banco de dados de forma desproporcional com a consequente lentidão no uso das fichas dos pacientes (leitura/gravação).
O programa tem um sistema de backup dos dados que visa proteger o banco de dados, que pode ser bastante grande, de acordo com o número de pacientes e com o tempo de uso do programa.
O erro no banco de dados poderá dar uma mensagem durante o início do programa como "formato do banco de dados não reconhecido" ou outra dependendo do tipo de avaria que teve e pode não ser possível recuperar os dados, daí a importância do backup.

Freqüência com que se deve fazer a manutenção
Diariamente, antes de se começar a usar o programa para fazer as evoluções e prescrições.

Para fazer o backup, no caso de se trabalhar em rede, é necessário que o programa Absolute Neonatal Suite não esteja em funcionamento. Caso contrário, será mostrada uma mensagem de erro O banco de dados está sendo usado.
Após algumas sessões podem ser apagados os arquivos velhos do backup (veja abaixo) evitando que eles ocupem muito espaço do seu computador. Periodicamente deve ser usado o programa "ScanDisk" e o "Desfragmentador" do Windows para evitar o aparecimento de erros no seu computador.

Para fazer o backup do banco de dados, clique no botão "backup" que aparece na abertura do programa.
tela inicial do programa

Ao clicar nesse botão, será mostrado o diálogo :
opções do backup
Aqui temos três métodos e duas opções:

Métodos:

Além desses métodos, temos duas opções:

mensagem

Após a realização do backup, será mostrada uma mensagem (acima).

Os arquivos de backup do banco de dados podem ser transferidos para uma meio removível como o ZipDrive ou ainda em compact disc tipo CD-R ou CD-RW.
As alterações, inclusões ou exclusões de novos dados que são feitas no uso normal do programa não são estendidas aos arquivos de backup já gravados. Então, pode-se dizer que cada novo backup torna o anterior obsoleto, porém para recuperar dados que foram alterados, só nos arquivos que gravados antes da alteração.

Os outros arquivos do programas, como os arquivos formato texto das drogas, e os resumos digitados dos pacientes não são protegidos pelo backup do banco de dados. Se quiser fazer uma cópia desses arquivos, terá de ser manualmente. Recomenda-se usar um programa compactador como o Ultimate Zip , que é excelente e grátis ou oWinzip ou outro similar, podendo-se copiar todo os subdiretórios "drogas", "ex_imagens","fichas" e "private/imagens":

pastas usadas pelo programa

Apagando arquivos velhos do backup
Os arquivos de backup conforme vão sendo criados são colocados no diretório "C:/Arquivos de Programas/parenteral.com/private" e podendo ocupar bastante espaço conforme a situação.
Os arquivos podem ser movidos para um disquete se estes ainda forem pequenos ou então para outro disco rígido, CD-ROM , ZipDrive ou outro método de armazenamento. Esses arquivos podem ser apagados para economizar espaço (clique uma vez com o mouse e pressione a tecla "Del" ou "Delete" no teclado).
De preferência deixe o último arquivo (o criado mais recentemente) e passe os outros para um meio de armazenamento.

Restaurando um arquivo do backup


Se houver erro no banco de dados este erro sendo informado pelo programa, pode ser feita a restauração de um arquivo de backup. Mude o arquivo spc28.mdb com erro para um outro diretório (pasta) e coloque no lugar o arquivo de backup, como o spc28old.mdb, mudando seu nome para spc28.mdb . No caso dos arquivos comprimidos (zipados), fazer a descompressão, extraindo o arquivo spc28.mdb para a pasta /private.
 

volta