Evolução Clínica - Semiologia

Depois de preenchidas as opções do quadro geral, passe à semiologia:

semiologia

O quadro semiologia é separado em Neuro, Cardio, Respiratório e Outros sendo que os itens (sinais e sintomas) selecionados são considerados presentes.

À direita um outro quadro faz o resumo mostrando quais forma os itens selecionados:

resumo da semiologia
Note que alguns itens do quadro Geral estão sendo mostrados também.

Atenção:

Deve ser tomado bastante cuidado com a seleção dos itens pois este é um dos momentos mais críticos da evolução.
Especialmente deve-se ter cuidado em não selecionar itens contraditórios como marcar no quadro Respiratório o item retrações e colocar também eupneico.
Cada vez que um item é selecionado ou desmarcado, o quadro de resumo é atualizado.

Semiologia Gráfica

Repare, na tela da semiologia, no canto inferior direito, dois botões, diagnósticos e semiologia:

semiologia gráfica

O clique no botão semiologia produzirá o efeito de mostrar em um quadro, os itens semiológicos que foram escolhidos nas evoluções anteriores (veja a figura seguinte). Como são muitos os sinais e sintomas possíveis, o quadro será montado com as semiologias do "sistema" selecionado. Na figura acima, o quadro selecionado é o Neuro, então, se for clicado o botão semiologia será feita a leitura do sinais e sintomas neurológicos.
Assim, para ver os sinais e sintomas respiratórios, é preciso que o quadro Respiratório esteja visível antes de se clicar no botão semiologia.

Como interpretar a semiologia gráfica

semiologia gráfica
Nesta figura, à esquerda fica um número que serve como legenda, seguida por retângulos coloridos de largura variável. Na parte inferior da figura, uma nova legenda que associa o número ao sinal ou sintoma.
Cada retàngulo representa uma evolução gravada. O tamanho do retàngulo é proporcional ao tempo que decorreu entre sua gravação e a gravação da evolução seguinte. Se o intervalo entre duas evoluções for maior que 24 horas haverá um espaço em branco entre elas (por exemplo, o paciente foi evoluído às 7 da manhã em um dia e às 9 do dia seguinte).
Se passar o mouse lentamente sobre a figura, verá o aparecimento da data e idade correspondente àquela posição do mouse.
No exemplo, o número 22 se refere ao sinal letargia, aparecendo durante vários dias. Para ver a que data e idade esse sinal ocorreu, mova o mouse lentamente pelo quadro.


O botão diagnósticos faz o mesmo comportamento só que em relação aos diagnósticos. Neste caso o gráfico é independente do quadro semiológico selecionado.


Inserindo novo item da semiologia

Para inserir um sinal ou sintoma novo, siga os seguintes passos:

Exclusão e Alteração da Semiologia

Apesar do título acima, no estágio atual do programa não é possível excluir itens semiológicos.

Evolução – condutas

Evolução – generalidades
Evolução – diagnósticos
Evolução – texto livre
Evolução – gravando e imprimindo
Evolução – inserindo novo diagnóstico
Evolução – opções
Histórico da internação


Índice da ajuda

volta