Histórico

É possível ter uma visão gráfica da internação, mostrando o local de internação (UTI, berçário, isolamento, etc.), uso de oxigênio (quantidade e forma de administração), os medicamentos (antibióticos, corticóide, sangue e derivados, etc.) e as terapias (nutrição parenteral, fototerapia, alimentação), através dos botões "Histórico" , na prescrição segunda parte e na aba "Gráfica" na tela de evolução.

as prescrições vistas de uma forma gráfica

A tela mostrada ao clicar no botão "Histórico" é uma cópia da vista na aba "Gráfica" na tela de evolução. A diferença entre as duas é que na tela da evolução é possível mudar as legendas e as cores usadas para representar s drogas.
Ao passar o mouse pela figura, é mostrado um pequeno texto com a data e hora e a idade correspondente àquele ponto. Se o texto não aparecer, é porque está clicando muito à esquerda, dentro da legenda ou muito à direita, fora da data da última ficha.

Cada prescrição irá fazer uma marca e a sua posição no eixo x (horizontal) é proporcional à idade do paciente na hora daquela prescrição. O comprimento das marcas depende da média entre as prescrições, que gira em torno de 1 dia. Se por acaso não for passada a prescrição de um dia no computador irá aparecer um "buraco" entre os dados. Se o espaço de tempo entre duas prescrições também for muito maior do que 24 horas irá existir um intervalo em branco entre as marcas. O comprimento das marcas depende do número de dias que serão representados.

Representação gráfica do uso do oxigênio


gráfico do uso do oxigênio, modo de administração, quantidade (FiO2) e idade

O uso do oxigênio é mostrado conforme a forma de utilização (circulante, CPAP, ventilação mecânica)  e conforme a quantidade. A forma usa c´┐Żrculos coloridos conforme a legenda. Na tabela, a FiO2 representada por linhas horizontais é mostrada em intervalos de 0.1 (ou 10%), 0.21, 0.3, 0.4 e assim por diante até 1.0 (100% de O2). Duas linhas azuis são colocadas na concentração de 40 e 60% para facilitar a visualização.

Representação gráfica de terapias

A fototerapia, o uso de dopamina e dobutamina e a NPP são colocados no gráfico:

representação gráfica das terapias

A dopamina e a dobutamina são diferenciadas pela cor. Amarelo significa só dopamina, laranja só dobutamina e vermelho quando há dopamina e dobutamina na mesma prescrição.
O leite também é diferenciado pela cor. O leite dado por gavagem é marcado em roxo, gavagem e oral em lilás e só oral em branco.
A prescrição de fototerapia dará um retângulo azul claro.
A NPP é considerada quando existe a prescrição de aminoácidos.
Esta marcação por cores pode ser um pouco diferente de acordo com a capacidade do seu computador em definir as cores. Caso sua configuração seja de apenas 256 cores, a imagem acima será:

representação gráfica das terapias em telas com poucas cores (256)

Representação gráfica da dieta

A marcação do leite também pode ser alterada se houver a presença de resíduo gástrico ou desconto no volume do leite (vômitos ou resíduo), aparecendo uma marca preta que inicia na prescrição onde foi descrito o resíduo e termina na prescrição anterior. Esta é a única marca para trás nesta figura, uma vez que o resíduo se refere a algo que já tinha acontecido no momento da prescrição:
representação gráfica da dieta e resíduo gástrico

Caso haja drenagem biliosa (drenagem digestiva), além do desconto no volume e  nos eletrólitos, irá aparecer uma marca verde, de forma semelhante ao que acontece com o resíduo:
representação gráfica da dieta, resíduo gástrico ou drenagem biliosa

Representação gráfica do local da internação

Na parte mais inferior do quadro, a marca indica o local de internação. Pouse com o mouse sobre a marca e irá aparecer o significado (local de internação).

representação gráfica do local da internação (UTI, Semi, Médio Risco, Alojamento, etc.)

Representação gráfica dos medicamentos

representação gráfica dos medicamentos

Várias drogas podem ter representação. Os antibióticos, o surfactante, o corticóide oral e inalatório, a vitamina K e os derivados de sangue já são programados durante a instalação. Cada posição pode representar mais de uma droga, assim surfactante agrupa os nomes comerciais mais usados. Para modificar as posições, clique sobre o botão padrões da evolução gráfica, na aba "Gráfica" da tela de evolução, vista na figura abaixo marcada com uma seta vermelha

botão para mudar os padrões da evolução gráfica

Isso mostrará um quadro:

modificando a legenda dos medicamentos
 

Neste quadro são representados em ordem de posição vertical, de cima para baixo, a cor da marca, o nome da legenda, os nomes dos medicamentos a serem pesquisados, estes separados por vírgulas. Para modificar o significado das posições, siga o formato abaixo, o primeiro nome serve como legenda e também é procurado nas prescrições, os outros nomes, separados por vírgulas servem como sinônimos.:

Kanakion : o nome serve tanto para a legenda como é o nome da droga a ser pesquisada nas prescrições.

Dexametasona, Decadron : a legenda sai como Dexametasona, o programa irá procurar por Dexametasona e por Decadron, nas prescrições.

Surfactante, Alveofact, Curosurf, Exosurf, Survanta  : a legenda sai como Surfactante, o programa irá procurar por um dos medicamentos surfactantes, nas prescrições.

Para modificar a cor da marca, clique no campo cor e escolha sua preferência.

Ao final clique no botão "grava" para fixar as mudanças de legenda, nomes e cor. botão para gravar a prescrição


Índice da ajuda

volta