Prescrição da Nutrição Parenteral

Ajuda bastante:
Se houver a prescrição do leite, faça-a primeiro, colocando os dados de tipo de leite, volume por mamada (vo e por gavagem) e número de mamadas. Prescreva também as drogas de infusão contínua (dopamina, dobutamina, fentanil, midazolam, prostigmina) e deixe a nutrição parenteral para o final.

Para calcular a nutrição parenteral, siga os passos:

sequüência
Generalidades
Lipídios
TIG - Glicose
Balanço calórico
Após as prescrições acima (se houverem), o restante das necessidades será dado por via parenteral e seus componentes podem ser colocados na parte esquerda da tela, onde existem campos para os itens que serão usados na prescrição de venóclise ou de nutrição parenteral.

opções dos componentes

Embora no início da nutrição da nutrição parenteral, em que se usam pequenas quantidades de aminoácidos (0,5 ou 1,0 g/Kg) possa ser usado soro glicosado a 10%, com o aumento da quantidade de aminoácidos é necessário que a solução da nutrição parenteral tenha uma densidade calórica maior do que a obtida com soro glicosado a 10%, sendo preciso usar também a glicose a 50%.  Em alguns serviço, prefere-se o uso de água destilada e glicose a 50% devido a maior facilidade da manipulação da solução outros preferem usar soro glicosado a 10% e glicose a 50% devido a custo menor com a mesma funcionalidade.

Na parte superior da tela, na região central, são mostrados os componentes nutricionais da venóclise ou da nutrição parenteral e os totais (alimentação enteral mais parenteral). Além de aparecerem no quadro, na aba "total", se o mouse for colocado sobre determinados itens e deixado parado lá por alguns instantes, uma descrição mais detalhada será mostrada conforme visto abaixo:

detalhamento do dados

A infusão original, que é o volume total dividido por 24 horas, pode ser alterado se a marca "mudar" estiver checada, aí, tanto pode-se digitar a infusão desejada como ir clicando nos botões "+" e "-" que aumentam e diminuem a infusão em 0.1 ml/h sendo atualizados os valores correspondentes à nova velocidade de infusão.

Para facilitar os cálculo da venóclise ou NPP, existe um quadro na parte superior direita da tela. Neste quadro existem campos e botões para informar e alterar o volume, proteínas, lipídios, glicose (TIG) além de uma sugestão de colocação de eletrólitos e vitaminas.
calculadora de NPP
 

Opção considerar o leite
Desconto dos nutrientes da dieta (leite, etc...)

Quando fizer a prescrição da NPP ou venóclise, se estiver usando leite (ou dieta)  pode-se descontar ou não os valores já fornecidos pelo leite. Para descontarmos os valores deixe a caixa "considerar o leite" com a marca. É recomendado que o leite seja prescrito primeiro.

O desconto é feito no volume, proteínas, sódio, potássio, cálcio e fósforo. Não é feito para o lipídio.

Se quiser fixar o volume total da prescrição, por exemplo, 120 ml/Kg/dia no total, deixe a caixa "fixar volume" com marca. Escolha se quiser completar o volume com água destilada (AD) ou com soro glicosado (a 5 ou 10%) .
Coloque o valor desejado (por exemplo em volume digite 120) e tecle ENTER. O cálculo é feito com base em "quantidade suficiente para" sendo colocados os mililitros necessários de água destilada (ou soro glicosado) para atingir aquele volume pedido. O volume é calculado a partir da soma de todos os componentes da venóclise/NPP junto com a dieta se "considerar o leite" estiver com a marca.
Se o volume fornecido pelo leite e outras infusões já for maior que o digitado, não terá efeito ou será mostrada uma mensagem de erro.
 

Desconto da drenagem biliosa

Caso tenha sido anotado volume de drenagem biliosa, será feito o cálculo do sódio e do potássio deste líquido (cerca de 140 mEq/l de sódio e 5 mEq/l de potássio), mesmo que a caixa considerar o leite estiver sem a marca.
O volume só é levado em conta (volume qsp) se a caixa estiver com a marca.
 

Desconto do leite

Use para diminuir o valor de mamadas suspensas ou resíduos maiores ou vômitos. O desconto é feito no volume total do leite, incluindo proteínas e calorias.

Exemplo de prescrição de leite e NPP:

Selecione qualquer paciente e  coloque o peso 1100 gramas (na tela de prescrição I, tecle CONTROL M para chegar à mudança de peso) teclando ENTER para retornar a tela inicial. Confira o peso de 1100 gramas:

No quadro leite, coloque os dados:
prescrição de leite

Quantidades oferecidas:
Com esta quantidade, 5 ml em 8 mamadas (= 36 ml/Kg), estarão sendo oferecidos na dieta, 25 Kcal/Kg e 0,4 g/Kg de proteínas.

Imagine que o volume total desejado seja de 120 ml/Kg:

calculadora de volume

Como resultado das operações teremos:
Volume total desejado de 120 ml/Kg
Volume que foi fornecido pelo leite 36 ml/Kg
O volume para completar as necessidades é (120–36) 84 ml/Kg,  = 92,4 ml para o peso de 1100 g. Essa quantidade será colocada como água destilada .
Aviso:
Ocorre que a bomba de infusão mais em uso, dá uma precisão de infusão de 0,1 ml/hora (que dá 2,4 ml nas 24 horas). Daí o programa faz os cálculos e ajuste os valores para 2,4 ml de intervalo.
O soro de 92,4 ml em 24 horas daria uma infusão de 3,85 ml/h . Neste caso o programa faz o ajuste para 93,6 ml (3,9 ml/h x 24 h).

Coloque os aminoácidos, os lipídios e a glicose

Ajuste rápido de aminoácidos, lipídios e TIG:


calculadora de NPP

Digite o valor desejado dentro do campo e tecle ENTER.
O campo será limpo e ao lado será colocado o total digitado.
Observe que mesmo quando é feito o desconto da quantidade fornecida pelo leite o valor colocado ao lado é o digitado e não o valor descontado.

Aminoácidos:

Digite no campo aminoácidos e tecle ENTER.
Se a caixa "considerar o leite" estiver com a marca, será descontado desse valor a proteína fornecida pelo leite (dieta). Caso o fornecido pelo leite for maior que o digitado, não será feito nada. O número ao lado da caixa mostra o quanto foi digitado. Se foi pedido 2,5 g/kg e na dieta já existe 0,4 g/kg, serão colocados 2,1/Kg, que correspondente (para uma massa de 2100 g):

Lipídios:

Digite no campo lipídios e tecle ENTER.
Nesta versão do programa não é considerado o lipídio fornecido pelo leite (dieta) mesmo que a caixa "considerar o leite" estiver com a marca. O número ao lado da caixa mostra o quanto foi digitado. Esse lipídio deve servir para o balanço das calorias por grama de aminoácido e na NPP, tipicamente a quantidade de lipídio é igual ou pouco menor que a proteína (em gramas por Kg). Assim, se quiser dar 2,5 g/Kg de aminoácido no total sendo 0,4 g/Kg no leite e 2,1 g/Kg na NPP, o lipídio poderá ser em torno de 2,1 g/Kg . Use a referência da tabela "NPP" que mostra somente o aminoácido e os outros componentes da NPP .

TIG:

Pode digitar a TIG (taxa de infusão de glicose, em mg/Kg/minuto) diretamente ou então, clicar nos botões "+" e "-" para aumentar (ou diminuir) a TIG em 0,5 mg/Kg/min . Esses ajustes são feitos preferentemente na glicose a 50% . O ajuste pode colocar altas concentrações de glicose, quando entrará em ação o alarme, avisando que a concentrção da glicose superou 12,5% ( veja mais sobre os alarmes).
 

Balanço de calorias por grama de aminoácido

botão de balanço de calorias por grama de aminoácido

Quando houver aminoácidos prescritos (ou seja, nutrição parenteral), devemos fornecer um mínimo de calorias por grama de aminoácidos para que estes sejam usados no anabolismo e não sejam queimados como fonte de calorias. Tipicamente devem ser fornecidas 200 Kcal por grama de nitrogênio ou 32 Kcal por grama de aminoácidos. Outra corrente sugere 28 Kcal e podem ser que 26 Kcal por grama seja o suficiente.

No caso do exemplo, teríamos: