Prescrições anteriores

botão para acesso as prescrições anteriores

O botão "prescrições anteriores" dá acesso a uma tela onde podem ser encontradas todas as prescrições gravadas deste paciente. Nesta tela também são encontradas uma tabela (planilha) com os dados tabulados da data, idade, peso, volume, energia e proteínas, e conforme vão sendo feitas as prescrições, vão sendo montados os gráficos de peso, volume, energia e proteínas e um resumo da internação. Nesta tela pode ser recuperada qualquer uma das prescrições gravadas e podem ser impressas as curvas de peso, volume, energia e proteína.

Na tela das prescrições anteriores também fica uma cópia do resumo da evolução clínica, que é editado manualmente para ir produzindo o relatório de alta. Podem ser colocadas imagens no texto, usando o comando copiar, recortar e colar (Control C "copiar", Control X "recortar" e Control V "colar") que são comandos padrão dos programas no Windows.
Para selecionar entre prescrições anteriores (com planilha e gráficos) e resumo da internação, use os botões localizados na parte inferior da tela (veja figura abaixo):

botões de seleção

Selecionando prescrições anteriores (com planilha e gráficos), será mostrada a tela:

tela das prescrições anteriores

Dados planilhados

detalhe dos dados tabulados em planilha

A consulta aos dados planilhados pode ser útil quando se quiser verificar qual o padrão de tratamento (volume baixo ou volume alto) que o paciente está recebendo. Essa informação pode servir de referência para manter ou modificar o padrão do tratamento.

Curvas

Além dos dados tabulados, podem ser vistas várias representações gráficas dos dados (curvas). Algumas dessas curvas, como a de peso e volume podem ter detalhes especiais como vistos abaixo.

Avaliação da mudança do peso

avaliação do peso

Conforme vão sendo feitas as prescrições ao longo dos dias, os dados planilhados são colocados em gráficos, montando curvas e padrões.
Os gráficos são feitos com a escala automática de máximos e mínimos tendo 5 divisões entre eles.

No caso da curva de peso, duas avaliações extras podem ser feitas, como vistas na figura abaixo.
Se clicar com o botão direito do mouse sobre o círculo correspondente ao nascimento e depois com o botão direito sobre o círculo correspondente ao peso mínimo, será traçada uma reta entre esses dois pontos e será mostrada a diferença em porcentagem entre eles. Assim pode se ter a estimativa da perda de peso sofrida pelo neonato nos primeiros dias de idade. Esse tipo de cálculo em porcentagem só é feito pelo programa se a diferença de peso for negativa ou seja se o segundo círculo representar peso menor que o primeiro.
Ao se clicar com o botão direito sobre um círculo e novamente sobre outro círculo será mostrada a diferença de peso entre os dois pontos dividida pelo número de dias entre eles, fornecendo assim o ganho de peso em g/Kg/dia. Esse tipo de conta só é feita se a diferença de peso for positiva, caso contrário será mostrada em porcentagem.

Para inverter esse comportamento e mostrar porcentagem no caso de ganho de peso e g/Kg/dia no caso de perda, mantenha a tecla SHIFT pressionada ao clicar o segundo círculo.
É necessário que seja clicado primeiro no círculo que corresponde idade anterior ao segundo círculo, senão a conta terá resultado diferente. Na matemática da divisão a ordem dos valores altera o resultado.

Nota
Os traçados são feitos em várias cores que se alternam.
Para apagar os traçados clique rapidamente duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre o gráfico.
Se o gráfico for deixado com os traçados, será mostrado na evolução.

Curva de volume

A curva de volume pode ser vista de duas formas diferentes, a padrão e a curva com detalhe.
Na curva padrão é plotado o volume total de cada prescrição contra a idade. Na curva com detalhe, além do volume total, é plotado também o volume do leite.
Na figura abaixo, uma curva de volume com detalhe. O volume total (dieta + venóclise + NPP) é representado por círculos em cinza e o volume da dieta por círculos em vermelho. No ponto em que a venóclise (ou NPP) é suspensa, aparecem apenas os círculos em vermelho.

curva de volume com detalhe

Os gráficos podem ser impressos separadamente em diferentes locais da página. Para ter acesso às opções de impressão, clique no botão:

este botão irá chamar a tela de impressão dos gráficos

diálogo de impressão dos gráficos

Podem ser impressos até 10 gráficos por página sendo que as posições foram ajustadas para uso com etiquetas adesivas (PIMACO). Algumas impressoras interpretam os pontos de forma diferente, colocando as posições 9 e 10 no alto da página e as posições 1 e 2 na parte de baixo.Faça um teste com a sua impressora para saber as posições. Para outras posições na página, coloque as coordenadas x (horizontal) e y (vertical) nos campos. Para imprimir, escolha a posição e clique sobre os botões ao lado das posições.

Para imprimir curvas de vários pacientes ou várias curvas na mesma folha, deixe desmarcada a opção "imprimir imediatamente, voltando com a marca apenas na última. Neste caso não esqueça de ir mudando a posição para cada uma das curvas.

Para recuperar uma prescrição de outro dia, clique na prescrição desejada na listagem:

lista com as prescrições anteriores, a data está em ordem invertida, o ano primeiro seguido do mês, dia, hora e minutos

A prescrição será recuperada como foi prescrita. Se quiser ao recuperar a prescrição, colocar a data do dia e alterar o peso, deixe com a marca a opção "colocar data de hoje e peso ...", ao recuperar, será mudada a data e colocado o peso que foi informado quando foi selecionado o paciente.


Resumo da internação

Selecionando resumo da internação será mostrada a tela:

resumo da internação

O quadro contendo o resumo da internação é montado com os dados da internação e é parecido com o quadro visto durante a mudança de peso. A diferença é que este quadro pode ser editado e gravado com as alterações. Para gravar e para fazer outras opções clique no menu "Opções do texto" e será mostrado um outro menu com as opções:

opções do resumo da internação

O melhor uso é ir colocando apenas os dados importantes e que serão usados para o relatório de alta. Assim, conforme os dias vão passando, os fatos são colocados:

19/10 : 12 d – Suspendeu o oxigênio suplementar. Tem dispnéia leve, sem quedas de saturação.
22/10 : 15 d – Recebendo apenas leite em volume suficiente.
30/10 : 23 d – Recebe transfusão devido hemoglobina 7,1g% . Sem intercorrências.
...

Ou então coloque os dados agrupados por semana:
0–7 dias (02/3 a 08/3):
Apresentou insuficiência respiratória moderada, usando CPAP nasal até o terceiro dia quando foi colocado em capuz. Iniciou NPP com 3 dias. Com 5 dias suspenso oxigênio suplementar. Com 6 dias inicia leite por gavagem com boa aceitação.
8–14 dias (09/3 a 15/3):
Recebendo leite em volumes crescentes com boa aceitação e redução da NPP. Com 13 dias suspenso NPP, permanece com venóclise para balanço de volume. Com 14 dias apresentou crises de apnéia com exames normais, feito hipótese de apnéia da prematuridade e iniciado aminofilina sem recorrência da apnéia.
...


Índice da ajuda

volta