Prescrição

Na prescrição são colocadas as informações sobre: A prescrição neste programa é feita em duas telas diferentes, chamadas de prescrição I e prescrição II.
Prescrição I: Aqui colocamos a dieta, a venóclise, a NPP, a infusão de drogas contínuas (dopamina, dobutamina, etc...) .
tela da primeira parte da prescrição

Na parte inferior da tela, é mostrado a situação do paciente :
detalhes da situação do paciente

Assim, logo no início da prescrição, já temos informações atualizadas sobre o paciente, já sabemos que o paciente "121", em 01/01/2006, está com peso de 1650 gramas, idade de 84 dias e 39 semanas e 1 dias de idade gestacional corrigida.

Prescrição II: Aqui colocamos as informações gerais como setor de internação (UTI, Isolamento, etc...), oxigenioterapia e os medicamentos. Aqui iremos gravar e imprimir a prescrição.
tela da segunda parte da prescrição

Para fazer a prescrição, é necessário o conhecimento do quadro clínico do paciente e da prescrição anterior, ou seja, como o paciente está ,o que já está sendo feito para ele e como essas duas situações se interagem.

A prescrição e a evolução são dependentes uma da outra. A prescrição contém a dieta,  a nutrição parenteral, a venóclise de manutenção, os medicamentos (orais, injetáveis e de infusão contínua como a dopamina), tratamentos como oxigenioterapia, fototerapia e os cuidados e controles a serem feitos. A evolução contém o exame físico com os sinais e sintomas, os dados nutricionais (gramas de proteína, calorias, volume, eletrólitos), dados das drogas (dia de uso), resultados dos exames e a história do paciente. A prescrição só pode ser feita depois que o paciente foi examinado e as decisões sobre as condutas já existentes foram tomadas (iniciadas,mantidas, modificadas ou suspensas) . Assim, por exemplo, a prescrição de antibióticos pode depender do quadro clínico, dos valores de exames e do tempo que a terapia está sendo feita.

O peso do paciente é um dado muito importante na neonatologia, servindo como parâmetro da evolução clínica além de necessário para o cálculo nutricional e das doses dos medicamentos. Neste programa, o primeiro dado a ser informado após a seleção do paciente é o peso atualizado. O quadro de mudança de peso pode ser visto através do atalho Control M (aperte a tecla Control à esquerda e mantendo apertada pressione a tecla M) de "Mudar o peso" ou siga o menu  Mudar >> Peso de hoje.

O cálculo das doses dos medicamentos varia de acordo com a idade gestacional, idade pós-natal e o peso (que está relacionado com a idade gestacional). Varia também de acordo com as características particulares de cada serviço. Como são muitos medicamentos, cada um com muitos detalhes, e o erro pode levar a conseqüências importantes, colocamos os dados referentes às drogas (medicamentos) em um quadro próprio. Para ver o quadro de drogas use o atalho Control D (aperte a tecla Control à esquerda e mantendo apertada pressione a tecla D), ou então siga o menu Ações >> Tela de Drogas .

Mudando o peso
Prescrição I – venóclise
Prescrição I – nutrição parenteral
Prescrição I – autopreenchimento
Prescrição I – leite
Prescrição I – fortificante
Prescrição I – drogas de infusão contínua
Prescrição II
Prescrição II – medicamentos
Prescrição II – inalações
Medicamentos
Mudança de data
Prescrições anteriores (datas anteriores)
Apagando prescrições


Índice da ajuda

volta